sábado, 2 de junho de 2012

Karl Marx (1818-1883)

obras

Houve ao menos três importantes tentativas de reunir as obras de Marx e Engels numa edição crítica.

A primeira foi a preparação da MEGA -  Marx-Engels-Gesamtausgabenos anos 1920, sob os cuidados de David Borisovich Riazanov. Prevista para quarenta volumes, esta edição permaneceu incompleta.

A segunda tentativa de peso foi a edição da MEW, ou Marx-Engels Werke na Alemanha Oriental, a partir dos anos 1950. Mesmo não sendo uma edição rigorosamente completa das obras de Marx e Engels, é geralmente empregada pelos eruditos como referência.

Finamente, a partir dos anos 1970 houve a tentativa de editar uma novaGesamtausgabe(a MEGA-2), que deveria atingir 170 volumes! Com as mudanças no Leste Europeu, a edição patrocinada inicialmente pelos Institutos de Marxismo-Leninismo da URSS e da Alemanha Oriental foi interrompida e, posteriormente, retomada em novo formato, mas sua conclusão não está garantida.

Uma parte considerável dos textos econômicos de Marx (inclusive os três volumes d' O Capital) está disponível na internet na língua original em que foram compostos, o alemão:

. Das Kapital Band 1: Der Produktionsprozeß des Kapitals

. Das Kapital Band 2: Der Zirkulationsprozeß des Kapitals

. Das Kapital Band 3: Der Gesamtprozeß der kapitalistischen Produktion

Em inglês, a edição das Marx-Engels Collected Works incorpora boa parte do aparato crítico da MEGA. Composta por 50 volumes, esta edição está se transformando numa referência-padrão naquela língua porque traz traduções bastante confiáveis (ainda que algumas interpretações dos editores apresentadas nas introduções de cada volume sejam discutíveis). Procurar na Amazon.com

Boa parte destas obras está disponível na internet (mas sem o aparato crítico da edição impressa e nem sempre com as mesmas traduções). Elas foram reunidas no site da Marx/Engels Collected Works. Entre outros textos econômicos, estão disponíveis:

. Economic & Philosophical Manuscripts of 1844

. The Poverty of Philosophy

. Value, price and profit

. Grundrisse [manuscritos de 1857-58]

. A Contribution to the Critique of Political Economy

. Capital: volume 1 | volume 2 | volume 3

Em português, há pelo menos duas edições completas d' O Capital: a tradução coordenada pelo professor Paul Singer, nos anos 1980, para coleção Os Economistas e a versão anterior, de Reginaldo Sant'anna, lançada pela Civilização Brasileira nos anos 1960 e reeditada sucessivamenteProcurar na Livraria Cultura.

bibliografia sobre Marx

Seria temerário arriscar uma listagem da bibliografia relevante sobre Marx, o que requereria no mínimo um longo ensaio. Limitamo-nos a indicar dois textos de referência sobre seu pensamento econômico que, felizmente, estão traduzidos para o português:

Procurar na Livraria CulturaR. Rosdolski. Gênese e estrutura de O Capital de Karl Marx. Rio de Janeiro: Contraponto, 2001.

Procurar na Livraria CulturaI. Rubin. A teoria marxista do valor. São Paulo: Brasiliense, 1980.

O capítulo 30 do livro de Rosdolski - sobre a polêmica em torno dos esquemas de reprodução - foi republicado na revista Novos Rumos e está disponível em formato pdf. Quanto ao livro de Rubin, também está parcialmente disponível on-line em tradução inglesa.

Uma bibliografia de trabalhos recentes em economia marxista pode ser encontrada em EconoMarx. Outros estudos recentes podem ser obtidos fazendo-se uma consulta sobre Karl Marx no EconPapers (muitos textos ali listados podem ser baixados gratuitamente).

Entre os trabalhos de pesquisadores brasileiros, uma boa apresentação e discussão das teorias do valor e do capital de Marx podem ser encontradas em:

Procurar na Livraria CulturaMaurício C. Coutinho. Marx: notas sobre a teoria do capital. São Paulo: Hucitec, 1997.

Indico também alguns trabalhos de pesquisadores brasileiros que estão disponíveis gratuitamente na internet:

Hugo E. A. da Gama Cerqueira. David Riazanov e a edição das obras de Marx e Engels, (Texto para discussão n° 352) Belo Horizonte: Cedeplar/UFMG, 2009.

João Antonio de Paula. O "Outubro" de Marx, Nova Economia, vol. 18 (2), 2008.

Ester Vaisman. Marx e a Filosofia: elementos para a discussão ainda necessária, Nova Economia, vol. 16 (2), 2006.

João Machado Borges Neto. As várias dimensões da lei do valor,Nova Economia, vol. 14 (3), 2004.

Lincoln Secco.Notas para a história editorial de O Capital,Revista Novos Rumos, 37, 2002.

João Antonio de Paula. A dialética valores e preços, Revista de Economia Política, vol. 20 (4),2000.

Alfredo Saad Filho. Re-reading both Hegel and Marx: the "new dialectics" and the method of capital, Revista de Economia Política, vol. 17 (1), 1997.

Leda Maria Paulani. Sobre dinheiro e valor: uma crítica as posições de Brunhoff e Mollo, Revista de Economia Política, vol. 14 (3), 1994.

Maria de Lourdes Rollemberg Mollo.Valor e moeda em Marx: crítica da crítica, Revista de Economia Política, vol. 13 (3), 1993.

Maria de Lourdes Rollemberg Mollo. A relação entre moeda e valor em Marx, Revista de Economia Política, vol. 11 (2), 1991.

Luiz Carlos Bresser-Pereira. Tendência declinante da taxa de lucro e progresso técnico, Revista de Economia Política, vol. 6 (4), 1986.

Mário Luiz Possas. Marx e os fundamentos da dinâmica econômica capitalista, Revista de Economia Política, vol.4 (3), 1984.

João Antonio de Paula. Ensaio sobre a atualidade da lei do valor,Revista de Economia Política, vol. 4 (2), 1984.

Uma opção interessante é acompanhar o curso de leitura d'O Capitalministrado por David Harvey, que está disponível on-line em seu site.

biografias

Entre as primeiras biografias de Marx, estão as escritas por Franz Mehring, em 1918, e por D. Riazanov, em 1927. Ambas estão disponíveis on-line:

Franz Mehring. Karl Marx: the story of his life.

D. Riazanov. Karl Marx and Frederick Engels: an introduction to their lives and work.

Em português, há uma tradução da biografia extensa e minuciosa escrita por McLellan e publicada pela Vozes:

Procurar na Livraria CulturaDavid McLellan. Karl Marx: vida e pensamento. Petrópolis: Vozes, 1990.

Uma coleção de fotos (e caricaturas) de Marx pode ser encontrada naMarx/Engels Image Library.

Nenhum comentário:

Postar um comentário